Ao longo desses 25 anos - em que tivemos seis presidentes da
República e 12 ministros da Educação - os marcos legais que contribuíram
para as mudanças no setor foram registrados nas edições de NOVA ESCOLA,
como a Constituição de 1988 e a LDB. No índice de matérias abaixo, você
verá em detalhes de que forma essas e outras medidas impactaram nossa
Educação. São 11 reportagens sobre:
Acesso e qualidade
Após a garantia da universalização do Ensino Fundamental, os desafios
agora são buscar um ensino eficiente e diminuir os índices de evasão e a
repetência.
Educação rural Houve avanços na legislação. Os efeitos disso na escola ainda não são sentidos.
Financiamento e salário
Investimentos aumentaram com a criação do Fundef e, mais tarde, do
Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de
Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), mas ainda é pequeno o
impacto na qualidade da Educação.
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Os recursos para essa modalidade de ensino aumentaram, mas é essencial
proporcionar aos alunos um ensino voltado às suas necessidades
específicas.
Carreira e formação
A exigência de diploma de nível superior para lecionar trouxe uma
valorização à profissão, mas os cursos de Pedagogia e Licenciatura são
fracos e a atratividade da carreira ainda é baixa.
Educação indígena A formação de professores índios avançou, mas eles precisam ter acesso a uma melhor capacitação.
Infraestrutura
O país assistiu ao aumento nos investimentos em transporte escolar e ao
salto no número de instituições informatizadas, além da garantia de
merenda para quase todas as crianças. Contudo, ainda existem escolas
sucateadas e sem água encanada.
Tecnologia A informática se tornou parte do cotidiano da sociedade, mas a escola ainda não encontrou o caminho correto para seu uso.
Educação Infantil
São positivas as mudanças na concepção de atendimento aos pequenos.
Problemas na formação dos educadores e o déficit de vagas na área,
porém, persistem.
Gestão escolar
A função do diretor passou de burocrata a gestor da aprendizagem. A
prática, contudo, ainda não é realidade em todas as escolas.
Inclusão As crianças com deficiência chegaram à rede pública. O desafio agora é fazê-las aprender.
As reportagens sobre o balanço de cada uma dessas áreas são acompanhadas de uma linha do tempo
com os fatos mais relevantes e a repercussão deles em NOVA ESCOLA aos
longo das últimas décadas. O resultado é um verdadeiro retrato da
Educação brasileira no último quarto de século. Um retrato do qual
também somos parte.
Fonte: http://acervo.novaescola.org.br/politicas-publicas/planejamento-e-financiamento/apresentacao-25anos-mudancas-educacao-nova-escola-618212.shtml
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