Orientações Pedagógicas

Gerência de PROFEN/EJA (GEPE - SEI 05758) 

Orientações gerais para o início do ano letivo de 2019 – 1º semestre 

A Gerência de PROFEN/EJA (GEPE) é uma unidade administrativa vinculada à Superintendência de Ensino Médio (SUPEM) da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte do Estado de Goiás (SEDUCE). Dentre suas funções, destacam-se: executar, coordenar, e avaliar as ações e atividades para a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e para o Ensino Médio no turno noturno, através do Programa de Fortalecimento do Ensino Noturno (PROFEN), conforme as diretrizes do Estado de Goiás.

A MODALIDADE DE EJA

Conforme a LDB, a Educação de Jovens e Adultos destina-se às pessoas que não tiveram acesso ao Ensino Fundamental ou Médio, ou que não continuaram os estudos na idade apropriada. É uma modalidade da educação básica, que leva em conta o perfil e faixa etária: idade mínima de 15 anos para o ingresso na 1ª e 2ª Etapas (Ensino Fundamental), e 18 anos para ingresso na 3ª Etapa (Ensino Médio).

  • 1ª Etapa do Ensino Fundamental – (1º ao 5º ano) 3 semestres. Resolução CEE/CP n° 08/2016 Composição (528) 
  • 2ª Etapa do Ensino Fundamental – (6º ao 9º ano) 4 semestres. Resolução CEE/CP nº 08/2016 Composição (529) 
  • 3ª Etapa – Ensino Médio – (1º ao 3º ano) 3 semestres. Resolução CEE/CP nº 08/2016 e Resolução CEE/CP nº 03/2018 Composição (530)

ORIENTAÇÕES PARA IMPLANTAÇÃO DA MODALIDADE DE EJA NAS UNIDADES ESCOLARES DA REDE ESTADUAL

  • Conforme orientação do Ofício Circular n° 241/2018 enviado via processo SEI 201800006050344, que trata da abertura de novas turmas;
  • Alterar o Projeto Político Pedagógico e Regimento Escolar conforme sua solicitação; 
  • Protocolar a reformulação dos documentos junto ao Conselho Estadual de Educação.

MATRIZES E CONTEÚDOS 

  • As Matrizes de EJA (composição 528, 529 e 530) continuam as mesmas que foram utilizadas nos semestres letivos de 2018, que já estão no SIGE, e que foram encaminhadas, via SEI, pelo processo 201800006044641. 
  • A Matriz do Novo Ensino Médio Noturno (composição 533) continua a mesma que foi utilizada nos semestres letivos de 2018, que já está no SIGE, e que foram encaminhadas via SEI pelo processo 201800006037566. Sendo que respaldo legal e projeto foram enviados via SEI pelo processo 201800006033302. 
  • Os currículos da modalidade de EJA e do Novo Ensino Médio Noturno continuam os mesmos e já foram inseridos no SIAP, conforme informado e enviado, via SEI, pelo processo 201800006037566. 
  • Em algumas unidades escolares, haverá, ainda, o 4ª período do PROFEN 2017 (composição 532), que seguem a mesma matriz e os mesmos conteúdos, sendo, então, este semestre o último desta composição. 
Gerência de PROFEN/EJA – Contatos: (62) 3201-3204
Gerente: Vanuse Batista Pires Ribeiro vanuse.ribeiro@seduc.go.gov.br

Coordenação Pedagógica – Contatos: (62) 3201-3275. geeja@seduc.go.gov.br 
  • Formação para profissionais que atuam na modalidade de EJA; 
  • Acompanhamento Grupo de Estudos; 
  • Orientações e acompanhamento pedagógico in loco, via telefone e e-mail; implantação de novas turmas de EJA ou Novo Ensino Médio Noturno. 
Coordenação de Educação Prisional – Contatos: (62) 3201-3250. edprisional@seduc.go.gov.br 
  • Formação para profissionais que atuam na EJA – Prisional; 
  • Acompanhamento Grupo de Estudos; 
  • Orientações pedagógicas quanto a oferta e implantação de EJA nas Unidades Prisionais in loco, via telefone e e-mail) 
Coordenação de Registro de Certificados – Contatos: (62) 3201-3260 certiticacaoeja@seduc.go.gov.br 
  • Orientações às Unidades Escolares certificadoras do ENEM/ENCEEJA; 
  • Atendimento ao público interno e externo; 
  • Atestado de veracidade/autenticidade de todos os Certificados da modalidade de EJA emitidos pela rede pública e privada, com verificação in loco nas Unidades Escolares; 
  • Formação para profissionais das Unidades Escolares que realizam certificação do ENEM/ENCCEJA; 
  • Análise e encaminhamento de processos para Aproveitamento de Estudos. 
Coordenação de Expedição de Certificação – Contatos: (62) 3201-3139. 
  • Atendimento ao público geral; 
  • Expedição, emissão e registro de Certificados dos Exames Supletivos e Projetos Extintos; 
  • Atestado de veracidade/autenticidade de Certificados emitidos pelo departamento. 
GERÊNCIA DE PROFEN/EJA/NOVO ENSINO MÉDIO
ORIENTAÇÕES CONSELHO DE CLASSE 1º BIMESTRE/2019
PAUTA
ORIENTAÇÕES
RESPONSÁVEIS
1.                REFLEXÕES ACERCA DO CONSELHO DE CLASSE DE TURMA DE EJA, PROFEN E NOVO ENSINO MÉDIO NOTURNO







2.       LEGISLAÇÃO NORMATIZADORA DO CONSELHO DE CLASSE








1.                    1.1  É o momento de se avaliar o processo de desenvolvimento da aprendizagem de todos os educandos, individualmente, considerando  o perfil do público atendido pela EJA, Profen e de Novo Ensino Médio Noturno, tendo em vista as especificidades dessas modalidades: quem são esses estudantes, que competências e habilidades já têm adquiridas pelas vivências, como responderam às condições de aprendizagem ofertadas pela unidade escolar; como é a  frequência (flexibilidade), a autonomia de aprendizagem etc.  A partir  dessas considerações, o grupo deve tomar as medidas que se fizerem necessárias para o aprimoramento da aprendizagem e para a recuperação imediata daqueles que apresentarem dificuldades, qualquer que seja a sua natureza.

2.1 A Resolução nº 03, de 16 de fevereiro de 2018 (CEE-GO) deve ser retomada com os professores das modalidades em pauta, em momentos anteriores ao Conselho de Classe (planejamento), uma vez que ela norteia o processo avaliativo desse grupo. Em seu art. 29, trata:
ü  do processo de aprendizagem do educando, seu acompanhamento e imediata recuperação individual, relacionando-o com o desempenho da turma, com a organização dos conteúdos, com a atualização das metodologias aplicadas em suas modalidades específicas e com a realização tempestiva da recuperação paralela;
ü  do monitoramento dos índices de aprovação, reprovação, desistência, transferência e abandono dos alunos, levantando causas e sugerindo soluções a serem avaliadas pela comunidade escolar;
ü  identificação e acompanhamento acolhedor aos estudantes que apresentam condições especiais de saúde física/psíquica ou desenvolvimento diferenciado do padrão dos demais estudantes.






Gestor(a), coordenação pedagógica, professores e representante legal dos estudantes e de pais/responsáveis.


















3. PROFEN 18
(2017/TERMINALIDADE)


3.1 Em relação ao Profen 18 (Resolução CEE/CP N. 04, de 25 de agosto de 2017), composição 532, que terá terminalidade neste primeiro semestre de 2019, orientamos que seja destinada uma maior atenção aos estudantes.  Sugerimos que, neste primeiro conselho, tenham o cuidado especial com as notas e  prováveis progressões parciais, pois, em agosto/2019, não haverá esta composição de curso.

Gestor(a), coordenação pedagógica, professores e representante legal dos estudantes e de pais/responsáveis.









4. EJA / EDUCAÇÃO PRISIONAL / NOVO ENSINO MÉDIO NOTURNO

4.1 Deve-se analisar, especificamente, as causas do baixo e alto rendimento de cada estudante e da turma, levando em conta os fatores socioeconômicos, ambientais, familiares e pedagógicos
(infrequências, necessidades de acompanhamento especial/gestante/atestado médico/detento com medida cautelar).


4.2 Discutir possibilidades/ações a serem tomadas a partir das situações apresentadas acima, bem como outras que possam surgir, para a solução dos problemas.

4.3 Refletir sobre as metodologias, estratégias, processos e critérios de avaliação adotados pelos professores (autoavaliação e replanejamento).



Gestor(a), coordenação pedagógica, professores e representante legal dos estudantes e de pais/responsáveis.



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Programa de Fortalecimento do Ensino Noturno - PROFEN

* Novo Ensino Médio Noturno







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ORIENTAÇÕES 2017
  Para melhor adequação do Sistema Operacional da Rede, hoje trabalhado dentro do SIGE e para a eficiência do processo de Modulação, a Superintendência do Ensino Médio e Gerência da Educação de Jovens e Adultos tomam a seguinte medida:

As Unidades Escolares que atendem a modalidade de Educação de Jovens e Adultos aos privados de liberdade – Sistema Prisional e aos adolescentes e jovens privados de liberdade – Medida Socioeducativa, atendendo a organização de turmas de multisseriação, serão migrados para a Matriz Curricular de 2017, atendendo à Resolução do Conselho Estadual de Educação, nº 08 de 09/12/2016.  Assim sendo, as turmas manterão a estrutura multisseriada, porém com a III Etapa cumprida em um ano e meio.

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Encaminhamento de Errata através de e-mail


ERRATA:
Nas Orientações emanadas no dia 12/01/2017, no corpo do e-mail, solicitamos que desconsiderem a seguinte orientação: “a duração total diária de aulas no período noturno será de 4 horas presenciais. Dividida em 3 aula de 50 minutos e 2 aulas de 45 minutos.” Atenham-se ao que está posto rodapé(observação) das Matrizes curriculares 2017.
ORIENTAÇÃO:

As duas aulas de Empreendedorismo inseridas na Matriz Curricular 2017 (1º Semestre – Terceira Etapa) devem ser migradas para: 1 aula em Língua Portuguesa e 1 aula para Matemática. Permanecendo assim, a mesma carga horária semanal de 22 aulas.

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Mudança na Matriz e códigos


Comunicamos a V.Sª que o Sistema já está possibilitando a Modulação da Matriz Curricular 2017. Observem em seus sistemas e proceda a retificação da respectiva Matriz em conformidade com as Etapas.
Abaixo relacionamos os novos Códigos em atendimento a Resolução Nº 08/16 do CEE e Matrizes Curriculares da EJA.

ü Primeira Etapa – Ensino Fundamental (1º ao 5º Ano) – Código 528.
ü Segunda Etapa – Ensino Fundamental (6º ao 9º Ano) – Código 529.
ü Terceira Etapa – Ensino Médio (1º ao 3º Ano) – Código 530.

Outrossim, ressaltamos que permanecemos com os mesmos Códigos das Disciplinas, ou seja, os mesmos contemplados nas Matrizes Curriculares de 2016.

Então vejamos:

ü Primeira Etapa: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Língua Portuguesa – 241; Matemática e suas Tecnologias – Matemática - 124; Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Ciências – 205; Ciências Humanas e suas Tecnologias – História – 102, Geografia – 98, Ensino Religioso – 1295.

ü Segunda Etapa: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias –Língua Portuguesa – 241, Arte – 11,  Ling. Estr. Moderna – Inglês – 121, Educação Física – 55, Língua Estr. Moderna- Espanhola – 1155; Matemática e suas Tecnologias – Matemática – 124; Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Ciências – 2015; Ciências Humanas e suas Tecnologias – História – 103, Geografia – 98, Ensino Religioso – 1295.

ü Terceira Etapa: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias-Língua Portuguesa – 241; Arte – 11, Língua Estrangeira Moderna – 1186, Educação Física – 55, Língua Estr. Moderna- Espanhola – 1155; Matemática e suas Tecnologias – Matemática – 124; Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física – 85, Química – 176, Biologia - 15; Ciências Humanas e suas Tecnologias – História – 103, Geografia – 98, Filosofia – 87, Sociologia – 183, Ensino Religioso – 1295.

Entretanto, com ressalva para: Língua Estr. Moderna – Espanhol, Mariz Curricular 2017, Código – 363 e Empreendedorismo 699.


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Orientações Matriz de Primeira, Segunda e Terceira Etapas - 2017

· No presente momento, a modulação será feita conforme Matriz 2016. Após o dia 25 de janeiro (término das matrículas na rede) o NUTE criará outro código do curso e alocará todos os 1º semestres para a Matriz de 2017, apenas nos casos que forem necessários, ou seja, para aquelas unidades escolares que ofertarão 1º semestres das três Etapas e que posteriormente retificarão a modulação dos 1º semestres.

· As modulações dos 1º semestres das três Etapas serão pela Matriz de 2017 e os demais semestres (por exemplo: 2º, 3º, 4º, 5º, 6º da II Etapa e 2º, 3º, 4º da III Etapa) serão modulados conforme a Matriz de 2016, sem nenhuma alteração, dando terminalidade nos respectivos semestres.

· Por enquanto, não haverá modulação de nenhum professor na disciplina de Empreendedorismo (Matriz de 2017 – III Etapa), pois haverá ainda formação de professores. Caso a SEDUCE não venha a oferecer neste momento tal disciplina, as unidades escolares serão orientadas a distribuírem as duas aulas nas Áreas do Conhecimento/Disciplina. Aguardar!

· As transferências de alunos do ensino seriado, para a modalidade EJA devem seguir a Matriz de 2016, com exceção do 1º semestre.

· A unidade escolar terá autonomia de optar por Inglês ou Espanhol, como disciplina de Língua Estrangeira Moderna, mediante a necessidade e disponibilidade de profissional, conforme Matriz 2017 referente à II Etapa (6º ao 9º ano) e essa opção deve constar no PPP.

· Todas as mudanças a serem feitas nos semestres letivos de 2017 deverão estar contidas no Projeto Político Pedagógico das unidades escolares.

· Quanto à modulação do Ensino Religioso verifique as observações das Matrizes (2016 e 2017) e leiam a Resolução do CEE nº 285/2005.

· A duração total diária de aulas no período matutino será de 4 horas presenciais, divididas em 5 aulas de 50 minutos, inclusive para o turno intermediário.

· A duração total diária de aulas no período noturno será de 4horas presenciais, divididas em 3 aulas de 50 minutos e 2 aulas de 45 minutos.

· Na Matriz 2017 referente às Etapas (Fundamental e Médio), o total de Nº H/S do 1º Semestre, deverão ser divididas em 5 dias.

· O Grupo de Estudo continuará sendo realizado, sendo os professores modulados com (01) uma aula a mais por Área do Conhecimento, sem nenhuma alteração, inclusive pela Matriz de 2017.


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PLANEJAMENTO PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) - PRIMEIRO SEMESTRE LETIVO DE 2017


O planejamento é uma necessidade constante em todas as áreas da atividade humana. Planejar é analisar uma realidade e prever as formas alternativas da ação para superar as dificuldades ou alcançar os objetivos desejados.

Em suma, planejar consiste em prever e decidir sobre o que pretendemos realizar; o que vamos fazer; como vamos fazer; o que e como devemos analisar a situação, a fim de verificar se o que pretendemos foi atingido. Já o plano é o resultado, é o esboço das conclusões resultantes do processo de planejar, que pode ou não assumir uma forma escrita.

Quando falamos em planejar o ensino, ou a ação didática, estamos prevendo as ações e os procedimentos que o educador vai realizar junto a seus educandos, e a organização das atividades discentes e da experiência de aprendizagem, visando atingir os objetivos educacionais estabelecidos. Nesse sentido, o planejamento de ensino torna-se a operacionalização do currículo escolar.

Assim, no que se refere ao aspecto didático, planejar é: 
Analisar as características dos educandos, suas aspirações, necessidades, questões socioeconômicas e possibilidades dos mesmos (Educação Prisional, Medida Socioeducativa, Quilombola, Indígena e outros); 
Ler a Nova Resolução do CEE nº 08 de 09 de dezembro de 2016 – que regulamenta a oferta da EJA, presencial e a distância; 
Observar a Carga Horária total do curso (presencial) que fica assim distribuído:

ü Primeira Etapa com três semestres, totalizando o mínimo de 1.200 horas, distribuídas em 1 ano e 6 meses;

ü Segunda Etapa com quatro semestres, totalizando o mínimo de 1.600 horas, distribuídas em 2 anos;

ü Terceira Etapa com três semestres, totalizando o mínimo de 1.200 horas, distribuídas em 1ano e 6 meses.
Refletir sobre os recursos disponíveis (humanos e materiais); 

Será acrescentada na carga horária do educador uma aula a mais por área do conhecimento para estudos/planejamento, a ser estabelecido pela unidade escolar fora do horário normal das aulas. O mesmo é momento de formação continuada em serviço, planejamento, recuperação paralela individualizada, em observância ao processo ação-reflexão- ação, em prol da aprendizagem significativa do educando;

Oferecer recuperação contínua, paralela e individual – Vide Resolução do CEE nº 08/16; 

Analisar as Matrizes Curriculares da Medida Socioeducativa que houve alteração conforme determinação do CEE – Resolução 08/16.
Prever calendário diferenciado para atender às especificidades regionais e locais; 

Definir os objetivos educacionais considerados mais adequados para os educandos da EJA, Educação Prisional, Medida Socioeducativa, Quilombola, Indígena e outros; 

Selecionar e estruturar os conteúdos a serem assimilados, distribuídos ao longo do tempo disponível para o seu desenvolvimento; 

Prever e organizar os procedimentos do educador, bem como as atividades e experiências de construção do conhecimento consideradas mais adequadas para a consecução dos objetivos estabelecidos; 

Prever e escolher os recursos de ensino mais adequados para estimular a participação dos educandos nas atividades de aprendizagem; 

Observar às características específicas dos educandos trabalhadores, bem como dos demais sujeitos; 

Construir alternativas para lidar com os diferentes níveis de conhecimento e de ritmos de aprendizagem no espaço da aula; 

Refletir sobre a intencionalidade do grupo gestor e educadores para com a Educação de Jovens e Adultos; 

Efetivar o planejamento participativo que acolhe as diferentes concepções de linguagem, realidades e formas de subjetivação; 

Planejar de maneira interdisciplinar em atendimento ao Currículo Referência da EJA e da Medida Socioeducativa, em que as diferenças e a heterogeneidade tenham caráter de positividade; 

Observar os Eixos Temáticos e Temas Geradores; 

Refletir sobre os interesses envolvidos no fato de os educadores não conseguirem planejar aulas problematizadoras, desafiadoras aos educandos da EJA; 

Fazer o diagnóstico prévio dos educandos visando um planejamento que contemple o grau de conhecimento que eles já trazem; 

Criar situações de aprendizagens que visem à construção e ampliação dos conhecimentos prévios dos educandos; 

Identificar os fatores que interferem no real planejamento didático pedagógico dos educadores; 

Conhecer e valorizar a diversidade cultural, respeitando as diferenças de gênero, geração, raça e credo fomentando atitudes de não descriminação;
Valorizar a EJA como meio de desenvolvimento pessoal e social; 

Exercitar a autonomia do educando e do educador com responsabilidade, aperfeiçoando a convivência nos diferentes espaços sociais e escolares;
Dar atenção às questões metodológicas no que diz respeito ao caráter crítico, problematizador e criativo para a EJA e Medida Socioeducativa; 

Promover situações de escuta, de conversa, de debates em que os educandos tenham a oportunidade de expressar a riqueza e a originalidade de seus saberes; 

Garantir nas várias áreas do conhecimento a natureza significativa e construtiva das aprendizagens para os educandos; 

Propor e executar práticas pedagógicas mais efetivas e significativas como forma de combater o fracasso escolar e a evasão; 

Primar por uma gestão democrática e participativa como possibilidade de mudança das práticas pedagógicas e pautar-se no diálogo, clima de confiança e ética; 

Conhecer quem são os educandos da EJA para compreensão das necessidades e expectativas de aprendizagem dos mesmos; 

Observar o processo avaliativo que deve ser processual, sistemático, somativo e cumulativo; 

Utilizar de diversos instrumentos avaliativos; 

Dialogar e estabelecer critérios avaliativos para e com os educandos; 

Planejar a recuperação de acordo com os princípios da avaliação formativa previstos no Projeto Político Pedagógica da escola; 

Prever as metodologias e estratégias de ensino mais adequados para estimular a participação dos educando no processo de aprendizagem; 

Prever os instrumentos e procedimentos da avaliação processual para que sejam mais condizentes com os objetivos propostos; 

Organizar o tempo e espaços formativos; 

Organizar a acolhida dos educandos e de toda a comunidade escolar de maneira contínua; 

Analisar e ter atenção na utilização do instituto de Classificação, em conformidade com a Lei e as orientações da GEEJA; 

Prever e estabelecer ações que assegurem a permanência do educando; 

Propor ações que possam combater a evasão; 

Observar as devolutivas dos relatórios feitas pela Equipe Técnica Pedagógica da EJA, discutindo-a com os educadores; 

Enviar ao final de cada semestre letivo o quantitativo de educandos que concluíram (aprovados) o último semestre de cada Etapa da Educação Prisional e Medida Socioeducativa para o e-mail: edprisional@seduc.go.gov.br 
Enviar ao final de cada semestre letivo o quantitativo de educandos que concluíram (aprovados) ao final de cada Etapa da EJA para o e-mail da geeja@seduc.go.gov.br 

O planejamento didático também é um processo que envolve operações mentais, como: analisar, refletir, definir, selecionar, estruturar, distribuir ao longo do tempo, e prever formas de agir e organizar. O processo de planejamento da ação docente é o plano didático. Em geral, o plano didático assume a forma de um documento escrito, pois é o registro das conclusões do processo de previsão das atividades docentes e discentes.

Outro aspecto a ser lembrado é que o plano é apenas um roteiro, um instrumento de referência e, como tal, é abreviado, esquemático, sem colorido e aparentemente sem vida. Compete ao educador que o confeccionou dar-lhe vida, relevo e colorido no ato de sua execução, impregnando-o de sua personalidade e entusiasmo, enriquecendo-o com sua habilidade e expressividade.

Enfim, planejar é comprometer-se com o que foi considerado importante para a solução de questões apresentadas pela situação e espaço onde o trabalho e ação educativa acontecem. E nessa perspectiva, o ideal é que o planejamento não seja realizado pelo educador sozinho, mas sim, aproveitando do Grupo de Estudos para planejar coletivamente e de forma interdisciplinar.

Portanto, na Educação de Jovens e Adultos, é muito importante levar em conta que os educandos não têm tempo a perder, sendo este o momento do educador colocar a serviço dos educandos sua competência e sua disposição para aprender e ensinar juntos, encontrando no planejamento um auxiliar para o processo ensino aprendizagem.

Assim sendo, segue anexo a este, excelente material publicado pelo Ministério da Educação - MEC, o qual sugerimos que o leiam e reflitam, com atenção especial a partir da página 33. E para compreendermos melhor como tem ocorrido o planejamento em nossas várias unidades escolares que trabalham com a modalidade, segue abaixo dez (10) questões para serem respondidas pelos educadores e envidas após o planejamento previsto no calendário (17 a 20 de janeiro de 2017) ao e-mail da GEEJA – geeja@seduc.go.gov.br