Gerência de PROFEN/EJA (GEPE - SEI 05758)
Orientações gerais para o início do ano letivo de 2019 – 1º semestre
A Gerência de PROFEN/EJA (GEPE) é uma unidade administrativa vinculada à Superintendência de Ensino Médio (SUPEM) da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte do Estado de Goiás (SEDUCE). Dentre suas funções, destacam-se: executar, coordenar, e avaliar as ações e atividades para a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e para o Ensino Médio no turno noturno, através do Programa de Fortalecimento do Ensino Noturno (PROFEN), conforme as diretrizes do Estado de Goiás.
A MODALIDADE DE EJA
Conforme a LDB, a Educação de Jovens e Adultos destina-se às pessoas que não tiveram acesso ao Ensino Fundamental ou Médio, ou que não continuaram os estudos na idade apropriada. É uma modalidade da educação básica, que leva em conta o perfil e faixa etária: idade mínima de 15 anos para o ingresso na 1ª e 2ª Etapas (Ensino Fundamental), e 18 anos para ingresso na 3ª Etapa (Ensino Médio).
- 1ª Etapa do Ensino Fundamental – (1º ao 5º ano) 3 semestres. Resolução CEE/CP n° 08/2016 Composição (528)
- 2ª Etapa do Ensino Fundamental – (6º ao 9º ano) 4 semestres. Resolução CEE/CP nº 08/2016 Composição (529)
- 3ª Etapa – Ensino Médio – (1º ao 3º ano) 3 semestres. Resolução CEE/CP nº 08/2016 e Resolução CEE/CP nº 03/2018 Composição (530)
ORIENTAÇÕES PARA IMPLANTAÇÃO DA MODALIDADE DE EJA NAS UNIDADES ESCOLARES DA REDE ESTADUAL
- Conforme orientação do Ofício Circular n° 241/2018 enviado via processo SEI 201800006050344, que trata da abertura de novas turmas;
- Alterar o Projeto Político Pedagógico e Regimento Escolar conforme sua solicitação;
- Protocolar a reformulação dos documentos junto ao Conselho Estadual de Educação.
MATRIZES E CONTEÚDOS
- As Matrizes de EJA (composição 528, 529 e 530) continuam as mesmas que foram utilizadas nos semestres letivos de 2018, que já estão no SIGE, e que foram encaminhadas, via SEI, pelo processo 201800006044641.
- A Matriz do Novo Ensino Médio Noturno (composição 533) continua a mesma que foi utilizada nos semestres letivos de 2018, que já está no SIGE, e que foram encaminhadas via SEI pelo processo 201800006037566. Sendo que respaldo legal e projeto foram enviados via SEI pelo processo 201800006033302.
- Os currículos da modalidade de EJA e do Novo Ensino Médio Noturno continuam os mesmos e já foram inseridos no SIAP, conforme informado e enviado, via SEI, pelo processo 201800006037566.
- Em algumas unidades escolares, haverá, ainda, o 4ª período do PROFEN 2017 (composição 532), que seguem a mesma matriz e os mesmos conteúdos, sendo, então, este semestre o último desta composição.
Gerência de PROFEN/EJA – Contatos: (62) 3201-3204
Gerente: Vanuse Batista Pires Ribeiro vanuse.ribeiro@seduc.go.gov.br
Coordenação Pedagógica – Contatos: (62) 3201-3275. geeja@seduc.go.gov.br
- Formação para profissionais que atuam na modalidade de EJA;
- Acompanhamento Grupo de Estudos;
- Orientações e acompanhamento pedagógico in loco, via telefone e e-mail; implantação de novas turmas de EJA ou Novo Ensino Médio Noturno.
Coordenação de Educação Prisional – Contatos: (62) 3201-3250. edprisional@seduc.go.gov.br
- Formação para profissionais que atuam na EJA – Prisional;
- Acompanhamento Grupo de Estudos;
- Orientações pedagógicas quanto a oferta e implantação de EJA nas Unidades Prisionais in loco, via telefone e e-mail)
Coordenação de Registro de Certificados – Contatos: (62) 3201-3260 certiticacaoeja@seduc.go.gov.br
- Orientações às Unidades Escolares certificadoras do ENEM/ENCEEJA;
- Atendimento ao público interno e externo;
- Atestado de veracidade/autenticidade de todos os Certificados da modalidade de EJA emitidos pela rede pública e privada, com verificação in loco nas Unidades Escolares;
- Formação para profissionais das Unidades Escolares que realizam certificação do ENEM/ENCCEJA;
- Análise e encaminhamento de processos para Aproveitamento de Estudos.
Coordenação de Expedição de Certificação – Contatos: (62) 3201-3139.
- Atendimento ao público geral;
- Expedição, emissão e registro de Certificados dos Exames Supletivos e Projetos Extintos;
- Atestado de veracidade/autenticidade de Certificados emitidos pelo departamento.
GERÊNCIA DE PROFEN/EJA/NOVO
ENSINO MÉDIO
ORIENTAÇÕES CONSELHO DE CLASSE 1º
BIMESTRE/2019
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PAUTA
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ORIENTAÇÕES
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RESPONSÁVEIS
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1.
REFLEXÕES ACERCA DO CONSELHO DE
CLASSE DE TURMA DE EJA, PROFEN E NOVO ENSINO MÉDIO NOTURNO
2.
LEGISLAÇÃO NORMATIZADORA DO
CONSELHO DE CLASSE
|
1.
1.1 É
o momento de se avaliar o processo de
desenvolvimento da aprendizagem de todos os educandos, individualmente,
considerando o perfil do público
atendido pela EJA, Profen e de Novo Ensino Médio Noturno, tendo em vista as
especificidades dessas modalidades: quem são esses estudantes, que
competências e habilidades já têm adquiridas pelas vivências, como
responderam às condições de aprendizagem ofertadas pela unidade escolar; como
é a frequência (flexibilidade), a
autonomia de aprendizagem etc. A
partir dessas considerações, o grupo
deve tomar as medidas que se fizerem necessárias para o aprimoramento da
aprendizagem e para a recuperação imediata daqueles que apresentarem
dificuldades, qualquer que seja a sua natureza.
2.1
A Resolução nº 03, de
16 de fevereiro de 2018 (CEE-GO) deve ser retomada com os professores das
modalidades em pauta, em momentos anteriores ao Conselho de Classe
(planejamento), uma vez que ela norteia o processo avaliativo desse grupo. Em
seu art. 29, trata:
ü
do processo de aprendizagem do educando, seu
acompanhamento e imediata recuperação individual, relacionando-o com o
desempenho da turma, com a organização dos conteúdos, com a atualização das
metodologias aplicadas em suas modalidades específicas e com a realização
tempestiva da recuperação paralela;
ü
do monitoramento dos índices de aprovação,
reprovação, desistência, transferência e abandono dos alunos, levantando
causas e sugerindo soluções a serem avaliadas pela comunidade escolar;
ü
identificação e acompanhamento acolhedor aos estudantes
que apresentam condições especiais de saúde física/psíquica ou
desenvolvimento diferenciado do padrão dos demais estudantes.
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Gestor(a), coordenação pedagógica,
professores e representante legal dos estudantes e de pais/responsáveis.
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3. PROFEN 18
(2017/TERMINALIDADE)
|
3.1
Em relação ao Profen 18 (Resolução CEE/CP N. 04, de 25 de agosto de 2017),
composição 532, que terá terminalidade neste primeiro semestre de 2019,
orientamos que seja destinada uma maior atenção aos estudantes. Sugerimos que, neste primeiro conselho, tenham o
cuidado especial com as notas e
prováveis progressões parciais, pois, em agosto/2019, não haverá esta
composição de curso.
|
Gestor(a), coordenação pedagógica,
professores e representante legal dos estudantes e de pais/responsáveis.
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4. EJA / EDUCAÇÃO
PRISIONAL / NOVO ENSINO MÉDIO NOTURNO
|
4.1 Deve-se analisar, especificamente, as causas do
baixo e alto rendimento de cada estudante e da turma, levando em conta os
fatores socioeconômicos, ambientais, familiares e pedagógicos
(infrequências, necessidades de acompanhamento
especial/gestante/atestado médico/detento com medida cautelar).
4.2 Discutir
possibilidades/ações a serem tomadas a partir das situações apresentadas
acima, bem como outras que possam surgir, para a solução dos problemas.
4.3 Refletir sobre as metodologias, estratégias,
processos e critérios de avaliação adotados pelos professores (autoavaliação
e replanejamento).
|
Gestor(a), coordenação pedagógica,
professores e representante legal dos estudantes e de pais/responsáveis.
|
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Programa de Fortalecimento do Ensino Noturno - PROFEN
* Novo Ensino Médio Noturno
* Novo Ensino Médio Noturno
Matriz Curricular PROFEN 2017 (composição 532)
Resolução CEE/CP Nº 04 25/08/2017
Matriz Curricular - Novo Ensino Médio Noturno (composição 533)
Equivalência
* Educação de Jovens e Adultos
Matriz 1ª Etapa (1º ao 5º) Ensino Fundamental (composição 528)
Matriz 2ª Etapa (6º ao 9º) Ensino Fundamental (composição 529)
Matriz 3ª Etapa (1º ao 3º) Ensino Médio (composição 530)
Equivalência EJA
Currículo 1ª Etapa EJA
Resolução CEE/CP Nº 04 25/08/2017
Matriz Curricular - Novo Ensino Médio Noturno (composição 533)
Equivalência
* Educação de Jovens e Adultos
Matriz 1ª Etapa (1º ao 5º) Ensino Fundamental (composição 528)
Matriz 2ª Etapa (6º ao 9º) Ensino Fundamental (composição 529)
Matriz 3ª Etapa (1º ao 3º) Ensino Médio (composição 530)
Equivalência EJA
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ORIENTAÇÕES 2017
Para
melhor adequação do Sistema Operacional da Rede, hoje trabalhado dentro do SIGE
e para a eficiência do processo de Modulação, a Superintendência do Ensino
Médio e Gerência da Educação de Jovens e Adultos tomam a seguinte medida:
As
Unidades Escolares que atendem a modalidade de Educação de Jovens e Adultos aos
privados de liberdade – Sistema Prisional
e aos adolescentes e jovens privados de liberdade – Medida Socioeducativa, atendendo a organização de turmas de multisseriação, serão
migrados para a Matriz Curricular de 2017, atendendo à Resolução do Conselho
Estadual de Educação, nº 08 de 09/12/2016.
Assim sendo, as turmas manterão a
estrutura multisseriada, porém com a III Etapa cumprida em um ano e meio.
_______________________________________________________________Encaminhamento de Errata através de e-mail
ERRATA:
Nas Orientações emanadas no dia
12/01/2017, no corpo do e-mail, solicitamos que desconsiderem a seguinte
orientação: “a duração total diária de
aulas no período noturno será de 4 horas presenciais. Dividida em 3 aula de 50
minutos e 2 aulas de 45 minutos.” Atenham-se ao que está posto
rodapé(observação) das Matrizes curriculares 2017.
ORIENTAÇÃO:
As duas aulas de Empreendedorismo inseridas na Matriz
Curricular 2017 (1º Semestre – Terceira Etapa) devem ser migradas para: 1 aula em Língua Portuguesa e 1 aula para Matemática. Permanecendo
assim, a mesma carga horária semanal de 22 aulas.
__________________________________________________________Mudança na Matriz e códigos
Comunicamos
a V.Sª que o Sistema já está possibilitando a Modulação da Matriz Curricular
2017. Observem em seus sistemas e proceda a retificação da respectiva Matriz em conformidade com as Etapas.
Abaixo
relacionamos os novos Códigos em atendimento a Resolução Nº 08/16 do CEE e
Matrizes Curriculares da EJA.
ü Primeira Etapa
– Ensino Fundamental (1º ao 5º Ano) – Código
528.
ü Segunda Etapa
– Ensino Fundamental (6º ao 9º Ano) – Código
529.
ü Terceira Etapa
– Ensino Médio (1º ao 3º Ano) – Código
530.
Outrossim, ressaltamos que permanecemos com os mesmos Códigos das Disciplinas, ou seja, os mesmos
contemplados nas Matrizes Curriculares de 2016.
Então
vejamos:
ü Primeira Etapa:
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Língua Portuguesa – 241; Matemática e suas Tecnologias –
Matemática - 124; Ciências da
Natureza e suas Tecnologias – Ciências – 205;
Ciências Humanas e suas Tecnologias – História – 102, Geografia – 98,
Ensino Religioso – 1295.
ü Segunda Etapa: Linguagens,
Códigos e suas Tecnologias –Língua Portuguesa – 241, Arte – 11, Ling.
Estr. Moderna – Inglês – 121,
Educação Física – 55, Língua Estr.
Moderna- Espanhola – 1155; Matemática
e suas Tecnologias – Matemática – 124;
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Ciências – 2015; Ciências Humanas e suas Tecnologias – História – 103, Geografia – 98, Ensino Religioso –
1295.
ü Terceira Etapa: Linguagens,
Códigos e suas Tecnologias-Língua Portuguesa – 241; Arte – 11, Língua
Estrangeira Moderna – 1186, Educação
Física – 55, Língua Estr. Moderna-
Espanhola – 1155; Matemática e suas
Tecnologias – Matemática – 124;
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física – 85, Química – 176,
Biologia - 15; Ciências Humanas e
suas Tecnologias – História – 103, Geografia
– 98, Filosofia – 87, Sociologia – 183, Ensino Religioso – 1295.
Entretanto, com ressalva para: Língua Estr. Moderna – Espanhol, Mariz Curricular
2017, Código – 363 e Empreendedorismo 699.
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Orientações Matriz de Primeira, Segunda e Terceira Etapas - 2017
· No presente momento, a modulação será feita conforme Matriz 2016. Após o dia 25 de janeiro (término das matrículas na rede) o NUTE criará outro código do curso e alocará todos os 1º semestres para a Matriz de 2017, apenas nos casos que forem necessários, ou seja, para aquelas unidades escolares que ofertarão 1º semestres das três Etapas e que posteriormente retificarão a modulação dos 1º semestres.
· As modulações dos 1º semestres das três Etapas serão pela Matriz de 2017 e os demais semestres (por exemplo: 2º, 3º, 4º, 5º, 6º da II Etapa e 2º, 3º, 4º da III Etapa) serão modulados conforme a Matriz de 2016, sem nenhuma alteração, dando terminalidade nos respectivos semestres.
· Por enquanto, não haverá modulação de nenhum professor na disciplina de Empreendedorismo (Matriz de 2017 – III Etapa), pois haverá ainda formação de professores. Caso a SEDUCE não venha a oferecer neste momento tal disciplina, as unidades escolares serão orientadas a distribuírem as duas aulas nas Áreas do Conhecimento/Disciplina. Aguardar!
· As transferências de alunos do ensino seriado, para a modalidade EJA devem seguir a Matriz de 2016, com exceção do 1º semestre.
· A unidade escolar terá autonomia de optar por Inglês ou Espanhol, como disciplina de Língua Estrangeira Moderna, mediante a necessidade e disponibilidade de profissional, conforme Matriz 2017 referente à II Etapa (6º ao 9º ano) e essa opção deve constar no PPP.
· Todas as mudanças a serem feitas nos semestres letivos de 2017 deverão estar contidas no Projeto Político Pedagógico das unidades escolares.
· Quanto à modulação do Ensino Religioso verifique as observações das Matrizes (2016 e 2017) e leiam a Resolução do CEE nº 285/2005.
· A duração total diária de aulas no período matutino será de 4 horas presenciais, divididas em 5 aulas de 50 minutos, inclusive para o turno intermediário.
· A duração total diária de aulas no período noturno será de 4horas presenciais, divididas em 3 aulas de 50 minutos e 2 aulas de 45 minutos.
· Na Matriz 2017 referente às Etapas (Fundamental e Médio), o total de Nº H/S do 1º Semestre, deverão ser divididas em 5 dias.
· O Grupo de Estudo continuará sendo realizado, sendo os professores modulados com (01) uma aula a mais por Área do Conhecimento, sem nenhuma alteração, inclusive pela Matriz de 2017.
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PLANEJAMENTO PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) - PRIMEIRO SEMESTRE LETIVO DE 2017
O planejamento é uma necessidade constante em todas as áreas da atividade humana. Planejar é analisar uma realidade e prever as formas alternativas da ação para superar as dificuldades ou alcançar os objetivos desejados.
Em suma, planejar consiste em prever e decidir sobre o que pretendemos realizar; o que vamos fazer; como vamos fazer; o que e como devemos analisar a situação, a fim de verificar se o que pretendemos foi atingido. Já o plano é o resultado, é o esboço das conclusões resultantes do processo de planejar, que pode ou não assumir uma forma escrita.
Quando falamos em planejar o ensino, ou a ação didática, estamos prevendo as ações e os procedimentos que o educador vai realizar junto a seus educandos, e a organização das atividades discentes e da experiência de aprendizagem, visando atingir os objetivos educacionais estabelecidos. Nesse sentido, o planejamento de ensino torna-se a operacionalização do currículo escolar.
Assim, no que se refere ao aspecto didático, planejar é:
Analisar as características dos educandos, suas aspirações, necessidades, questões socioeconômicas e possibilidades dos mesmos (Educação Prisional, Medida Socioeducativa, Quilombola, Indígena e outros);
Ler a Nova Resolução do CEE nº 08 de 09 de dezembro de 2016 – que regulamenta a oferta da EJA, presencial e a distância;
Observar a Carga Horária total do curso (presencial) que fica assim distribuído:
ü Primeira Etapa com três semestres, totalizando o mínimo de 1.200 horas, distribuídas em 1 ano e 6 meses;
ü Segunda Etapa com quatro semestres, totalizando o mínimo de 1.600 horas, distribuídas em 2 anos;
ü Terceira Etapa com três semestres, totalizando o mínimo de 1.200 horas, distribuídas em 1ano e 6 meses.
Refletir sobre os recursos disponíveis (humanos e materiais);
Será acrescentada na carga horária do educador uma aula a mais por área do conhecimento para estudos/planejamento, a ser estabelecido pela unidade escolar fora do horário normal das aulas. O mesmo é momento de formação continuada em serviço, planejamento, recuperação paralela individualizada, em observância ao processo ação-reflexão- ação, em prol da aprendizagem significativa do educando;
Oferecer recuperação contínua, paralela e individual – Vide Resolução do CEE nº 08/16;
Analisar as Matrizes Curriculares da Medida Socioeducativa que houve alteração conforme determinação do CEE – Resolução 08/16.
Prever calendário diferenciado para atender às especificidades regionais e locais;
Definir os objetivos educacionais considerados mais adequados para os educandos da EJA, Educação Prisional, Medida Socioeducativa, Quilombola, Indígena e outros;
Selecionar e estruturar os conteúdos a serem assimilados, distribuídos ao longo do tempo disponível para o seu desenvolvimento;
Prever e organizar os procedimentos do educador, bem como as atividades e experiências de construção do conhecimento consideradas mais adequadas para a consecução dos objetivos estabelecidos;
Prever e escolher os recursos de ensino mais adequados para estimular a participação dos educandos nas atividades de aprendizagem;
Observar às características específicas dos educandos trabalhadores, bem como dos demais sujeitos;
Construir alternativas para lidar com os diferentes níveis de conhecimento e de ritmos de aprendizagem no espaço da aula;
Refletir sobre a intencionalidade do grupo gestor e educadores para com a Educação de Jovens e Adultos;
Efetivar o planejamento participativo que acolhe as diferentes concepções de linguagem, realidades e formas de subjetivação;
Planejar de maneira interdisciplinar em atendimento ao Currículo Referência da EJA e da Medida Socioeducativa, em que as diferenças e a heterogeneidade tenham caráter de positividade;
Observar os Eixos Temáticos e Temas Geradores;
Refletir sobre os interesses envolvidos no fato de os educadores não conseguirem planejar aulas problematizadoras, desafiadoras aos educandos da EJA;
Fazer o diagnóstico prévio dos educandos visando um planejamento que contemple o grau de conhecimento que eles já trazem;
Criar situações de aprendizagens que visem à construção e ampliação dos conhecimentos prévios dos educandos;
Identificar os fatores que interferem no real planejamento didático pedagógico dos educadores;
Conhecer e valorizar a diversidade cultural, respeitando as diferenças de gênero, geração, raça e credo fomentando atitudes de não descriminação;
Valorizar a EJA como meio de desenvolvimento pessoal e social;
Exercitar a autonomia do educando e do educador com responsabilidade, aperfeiçoando a convivência nos diferentes espaços sociais e escolares;
Dar atenção às questões metodológicas no que diz respeito ao caráter crítico, problematizador e criativo para a EJA e Medida Socioeducativa;
Promover situações de escuta, de conversa, de debates em que os educandos tenham a oportunidade de expressar a riqueza e a originalidade de seus saberes;
Garantir nas várias áreas do conhecimento a natureza significativa e construtiva das aprendizagens para os educandos;
Propor e executar práticas pedagógicas mais efetivas e significativas como forma de combater o fracasso escolar e a evasão;
Primar por uma gestão democrática e participativa como possibilidade de mudança das práticas pedagógicas e pautar-se no diálogo, clima de confiança e ética;
Conhecer quem são os educandos da EJA para compreensão das necessidades e expectativas de aprendizagem dos mesmos;
Observar o processo avaliativo que deve ser processual, sistemático, somativo e cumulativo;
Utilizar de diversos instrumentos avaliativos;
Dialogar e estabelecer critérios avaliativos para e com os educandos;
Planejar a recuperação de acordo com os princípios da avaliação formativa previstos no Projeto Político Pedagógica da escola;
Prever as metodologias e estratégias de ensino mais adequados para estimular a participação dos educando no processo de aprendizagem;
Prever os instrumentos e procedimentos da avaliação processual para que sejam mais condizentes com os objetivos propostos;
Organizar o tempo e espaços formativos;
Organizar a acolhida dos educandos e de toda a comunidade escolar de maneira contínua;
Analisar e ter atenção na utilização do instituto de Classificação, em conformidade com a Lei e as orientações da GEEJA;
Prever e estabelecer ações que assegurem a permanência do educando;
Propor ações que possam combater a evasão;
Observar as devolutivas dos relatórios feitas pela Equipe Técnica Pedagógica da EJA, discutindo-a com os educadores;
Enviar ao final de cada semestre letivo o quantitativo de educandos que concluíram (aprovados) o último semestre de cada Etapa da Educação Prisional e Medida Socioeducativa para o e-mail: edprisional@seduc.go.gov.br
Enviar ao final de cada semestre letivo o quantitativo de educandos que concluíram (aprovados) ao final de cada Etapa da EJA para o e-mail da geeja@seduc.go.gov.br
O planejamento didático também é um processo que envolve operações mentais, como: analisar, refletir, definir, selecionar, estruturar, distribuir ao longo do tempo, e prever formas de agir e organizar. O processo de planejamento da ação docente é o plano didático. Em geral, o plano didático assume a forma de um documento escrito, pois é o registro das conclusões do processo de previsão das atividades docentes e discentes.
Outro aspecto a ser lembrado é que o plano é apenas um roteiro, um instrumento de referência e, como tal, é abreviado, esquemático, sem colorido e aparentemente sem vida. Compete ao educador que o confeccionou dar-lhe vida, relevo e colorido no ato de sua execução, impregnando-o de sua personalidade e entusiasmo, enriquecendo-o com sua habilidade e expressividade.
Enfim, planejar é comprometer-se com o que foi considerado importante para a solução de questões apresentadas pela situação e espaço onde o trabalho e ação educativa acontecem. E nessa perspectiva, o ideal é que o planejamento não seja realizado pelo educador sozinho, mas sim, aproveitando do Grupo de Estudos para planejar coletivamente e de forma interdisciplinar.
Portanto, na Educação de Jovens e Adultos, é muito importante levar em conta que os educandos não têm tempo a perder, sendo este o momento do educador colocar a serviço dos educandos sua competência e sua disposição para aprender e ensinar juntos, encontrando no planejamento um auxiliar para o processo ensino aprendizagem.
Assim sendo, segue anexo a este, excelente material publicado pelo Ministério da Educação - MEC, o qual sugerimos que o leiam e reflitam, com atenção especial a partir da página 33. E para compreendermos melhor como tem ocorrido o planejamento em nossas várias unidades escolares que trabalham com a modalidade, segue abaixo dez (10) questões para serem respondidas pelos educadores e envidas após o planejamento previsto no calendário (17 a 20 de janeiro de 2017) ao e-mail da GEEJA – geeja@seduc.go.gov.br