terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

COMUNICADO
Certificação ENCCEJA
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) é um exame gratuito e de participação voluntária ofertado aos jovens e adultos residentes no Brasil e no Exterior que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos em idade própria.
A partir de 2017, com a publicação da Portaria nº 468 de 3 de abril de 2017, os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio não poderão ser utilizados para fins e certificação do Ensino Médio. Dessa forma, o ENCCEJA passa a ser ofertado para participantes que desejam certificar-se no Ensino Médio (no mínimo 18 anos completos na data da prova) e no Ensino Fundamental (no mínimo 15 anos completos na data da prova) tanto no Brasil quanto no Exterior.
A participação no ENCCEJA foi voluntária e gratuita, destinada aos jovens e adultos residentes no Brasil e no exterior que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos em idade própria. Em Goiás, 18.519 pessoas realizaram as provas do ENCCEJA.
No Estado de Goiás, o Conselho Estadual de Educação de Goiás, por meio da Resolução CEE/CP n° 06, de 06/10/2017, normatiza os procedimentos para a Certificação do ENCCEJA Nacional 2017, em nível de conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, podendo o(a) participante poderá solicitar o aproveitamento dos resultados de uma ou mais áreas de conhecimento avaliadas em quaisquer edições anteriores do ENCCEJA Nacional, do ENCCEJA Exterior e do ENEM, desde que estejam dentro dos critérios estabelecidos nos Editais.
Os resultados individuais do ENCCEJA, para obtenção do Ensino Médio, podem ser consultados na página do participante, informando o CPF e a senha cadastrada, no link: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial

Os demais resultados do ENCCEJA, referentes à certificação do Ensino Fundamental, assim como das edições para pessoas privadas de liberdade e realizadas no exterior, serão divulgados, na data prevista de 30 de março deste ano.

Segundo Edital do Inep n° 43, de 24/06/2017, o(a) participante será considerado habilitado quando:


  • · Atingir o mínimo de 100 (cem) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do ENCCEJA;
  • · Obtiver nota igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos na Redação.


O nível 100 (cem) dessa escala significa que o participante desenvolveu as habilidades mínimas necessárias para obter a certificação. No caso de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física no Ensino Fundamental e de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias no Ensino Médio, o(a) participante deverá adicionalmente obter proficiência na prova de Redação para obter certificação.

A SEDUCE, possui 44 Unidades Escolares, que realizam os procedimentos referentes a emissão dos documentos certificadores. Para solicitar o Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Declaração Parcial de Proficiência, o interessado deve protocolar em uma das Unidades Escolares Certificadoras.
LISTA AQUI!
  • Cópias dos documentos pessoais (RG e CPF);
  • Comprovante de endereço;
  • Boletim eletrônico com as notas do ENCCEJA; e
  • Preencher e assinar requerimento e declaração específicos.
Informamos ainda que no ato da solicitação do Certificado de Conclusão do Ensino Médio o interessado receberá uma declaração com validade de 90 dias, enquanto aguarda o Certificado original.
Informamos ainda que, devido a liberação do banco de dados pelo Inep para a SEDUCE e a atualização dos Sistemas de Certificação levarem alguns dias, os(as) participantes procurem as Unidades Escolares certificadoras, a partir do dia 20 de fevereiro de 2017.
Para maiores informações, entrar em contato no (62) 3201-3260.