terça-feira, 1 de outubro de 2019


A ideia da educação como propulsora de mudanças sociais e econômicas é a base do projeto ‘Alfabetização e Família: É Tempo de Aprender’, elaborado pela Secretaria de Educação do Estado de Goiás (Seduc) em parceria com o Gabinete de Políticas Públicas Sociais do Governo de Goiás.

O programa pretende contribuir para a universalização da alfabetização e elevação da escolaridade nas dez cidades mais vulneráveis de Goiás. A seleção dos municípios foi realizada a partir de dados fornecidos pelo Instituto Mauro Borges (IMB), responsável por produzir o relatório do Índice Multidimensional de Carência Familiar (IMCF), publicado em 2018.

Segundo o estudo, os municípios de Amaralina, Campinaçu, Cavalcante, Colina do Sul, Heitoraí, Matrinchã, Monte Alegre de Goiás, Montividiu do Norte, Santa Terezinha de Goiás e Teresina de Goiás são atualmente os mais vulneráveis do Estado.

O projeto tem como público alvo os jovens, adultos e idosos e seu objetivo é fomentar, a partir da alfabetização desses grupos, a construção da cidadania, inclusão social e equiparidade. A professora Elisângela Moreira Borges, Gerente de Educação de Jovens e Adultos da Seduc, explica que o resgate da cidadania caminha no sentido de dar a essas pessoas a “possibilidade de um futuro melhor e menos desigual”.